INFORMAÇÕES

O objetivo desse BLOG é trazer informações diversas acerca das muitas cidades históricas mineiras. São cidades que tivemos o privilégio de conhecer e, de alguma forma, ter contato com seu povo, cultura e costumes. Sem exceção, em todas elas encontramos gente muita hospitaleira, culinária espetacular e muita nostalgia e beleza... Montanhas, cachoeiras, parques, fazendas, casarios e em muitas ainda há resquícios de Mata Atlântica preservados, com fauna e flora numa exuberância invejável. Quer saber, vale a pena andar por esse mundão de terra chamado Minas Gerais...

sábado, 18 de junho de 2011

ALVINÓPOLIS/MG

Alvinópolis localiza-se na região centro-leste do estado. Sua população é de 15.263 habitantes.
Distritos: Fonseca, Barretos de Alvinópolis e Major Ezequiel.
Possui mais de 20 comunidades rurais, dentre elas: Cata Preta, Mostarda, Mumbaça, Zamparina, Turvo entre outras.
O relevo de Alvinópolis é composto de muitos morros - o município encontra-se situado na região brasileira caracterizada com os chamados Mares de Morros - e o clima ameno, tornando o lugar agradável e com lindas paisagens naturais. O município pertence a Bacia do Rio Doce e seus principais rios são o do Peixe e Piracicaba.
O seu povoamento teve início nas primeiras décadas do século XVII, quando o sertanista Paulo Moreira da Silva encontrou ouro no rio Gualaxo do Norte e a procura de novas terras encontrou as margens do Rio do Peixe solo de alta fertilidade. A partir daí inicou-se o povoamento do lugar e nesse período a economia era exclusivamente agrícola destinada ao abastecimento das cidades mineradoras de Mariana e Ouro Preto. Em 5 de fevereiro de 1891, é emancipada. Devido sua localização e importância nas rotas dos antigos tropeiros, o município está incluído no roteiro turístico da Estrada Real.
A economia do município é basicamente agropecuária e industrial, destacando-se a centenária Companhia Fabril Mascarenhas que emprega mais de 400 alvinopolenses produzindo tecidos variados, sendo umas das fábricas mais tradicionais na produção de Chita do Brasil. Outra empresa importante é a Bio Extratus Cosméticos Naturais, que possui uma moderna estrutura para produção de cosméticos naturais e leva o nome de Alvinopólis para o Brasil e outros países. A empresa possui mais de 300 colaboradores empregados diretamente e também muitos outros, indiretamente, pelo país afora. Por fim, destaca-se a agropecuária, que emprega mais de 2000 famílias no municípo, seja na produção de leite, gado de corte, eucalipto, entre outros.

Cidades próximas: João Monlevade (42 km), Mariana (68 km), Ponte Nova (72 km).

ALVINÓPOLIS/MG

ALVINÓPOLIS/MG

ALVINÓPOLIS/MG

AÇUCENA/MG

Extensas fazendas e a pecuária é uma das principais riquezas do município. Grandes reservas de matas, banhado pelos rios Santo Antônio e Corrente.
www.acucena.mg.gov.br

AÇUCENA/MG

AÇUCENA/MG


 Linda e acolhedora cidade na Região do Vale do Rio Doce. Muita água e muito verde...

sexta-feira, 17 de junho de 2011

SABARÁ/MG



Sabará pertence ao Circuito do Ouro e Circuito Estrada Real. Localizada na Região  Central, tem aproximadamente 100 mil habitantes e fica a 25 quilômetros de Belo Horizonte.

SABARÁ/MG

Sabará propicia o Turismo Histórico, Turismo Cultural, Turismo Religioso, Turismo de Negócios e o Turismo Ecológico.

SABARÁ/MG



Sabará é uma linda cidade histórica na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Igrejas centenárias, museus, casarios e muitas atrações turístícas.